Com formação inicial em em Educação Musical e Mestre em Administração e Gestão Educacional; Em escolas dos 2º e 3º ciclos, desempenhou cargos de Professora e Coordenadora do Departamento de Educação Artística. No Instituto Politécnico da Guarda - Escola superior de Educação, leccionou durante 6 anos. De 1993 a 2008 Foi formadora no Centro de Formação de Professores do concelho do Fundão. Há cerca de 15 anos, tem exercido a presidência da Direcção da Instituição Particular de Solidariedade Social - Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão. No campo da acção social desempenha actualmente as funções de Presidente do Conselho Fiscal da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Foi Professora Tutora – Representante do Ministério da Educação – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
Desde 2009, assumiu o cargo de Vereadora da Educação, Ação Social, Saúde e Cultura.
Ana Sepúlveda, licenciada em sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em Estudos Culturais Norte-Americanos, pela Universidade Aberta e master em inovação e coolhunting pela Escola Superior de Comunicação Social.
Com mais de 17 anos de experiência em marketing e estudos de mercado, estuda os efeitos da longevidade das populações, na sociedade e na economia há mais de 12 anos. É a CEO da 40+ Lab, a única empresa de consultoria de negócios em Portugal totalmente vocacionada para o desenvolvimento da Economia da Longevidade É considerada uma influenciadora na área da Economia da Longevidade em Portugal, sendo também reconhecida como pioneira no desenvolvimento deste tema a nível nacional. Reconhecida ainda pela sua rede mundial de conexões na área da Economia da Longevidade e do envelhecimento, que abrange os 5 continentes.
Atualmente é Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Embaixadora da rede Aging 2.0, Membro do Covenant on Demographic Change, da Rede Portuguesa de Ambientes Seguros, Saudáveis e Amigáveis e vogal da direção da Associação Cidadania Social.
Doutora em Ciências da Comunicação - Literacia em Saúde
Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)
Diretora da Pós Graduação em Literacia em Saúde (ISPA)
Membro do Standards Standing Committee IHLA - International Health Literacy Association
Membro Fundador do Laboratório Português para os Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS)
Chief-Editor of Jornal Investigação Médica (JIM)
Peer Reviewer - Portuguese Journal of Public Health
Investigadora do ISCSP - CAPPBUMPER - Member of Advisory Board
Membro NCH - National Cancer Hub - PortugalMembro do Conselho Português para a Saúde e Ambiente
Membro do Conselho Científico - Journal of Psychology and Neuroscience
Membro da RACS - Rede Académica de Ciências da Saúde
Coordenadora e autora o manual de Literacia em saúde a Prática (Editora PACTOR)
Não se sabe ao certo em que ano terá nascido este extraordinário bípede mas percebe-se, pelos óculos garrafais que os seus progenitores usavam nas fotografias, que deve ter sido ali para os inícios de 70.
Este inquieto rapaz chega à rádio aos 13 anos, profissionalizando-se aos 17, primeiro na Rádio Press, depois Rádio Energia, Rádio Nova Era, TSF, Rádio Comercial e, nos últimos anos, na Antena 3, onde apresenta o programa Prova Oral.
Exímio jogador de bola, Alvim foi o criador de vários eventos (festivais Termómetro, Alternativo da Canção) e é colaborador em várias publicações.
Igor Matias é doutorando e membro do Quality of Life Lab da Universidade de Genebra, Suíça.
Concluiu um Mestrado em Engenharia Informática em 2020 e um Bacharelato na mesma área em 2018 pela Universidade da Beira Interior, Covilhã.
A sua tese de Mestrado centrou‑se na investigação e implementação de técnicas de Deep Learning para a previsão de Fibrilação Atrial.
Recebeu o ”Outstanding Young Professional Member Award” da secção portuguesa do IEEE em 2022 e um ”Certificate of Appreciation” da secção das Regiões 8 e de Malta do IEEE em 2023. Atualmente, além de efetuar a sua tese de doutoramento, é assistente de educação na Universidade de Genebra e o atual Coordenador de Atividades Educativas da Secção Portuguesa do IEEE.
A sua investigação de doutoramento centra‑se no desenvolvimento e teste de uma abordagem inovadora ao pré‑diagnóstico da doença de Alzheimer, a principal causa da demência em todo o mundo, através da análise de rotinas da vida diária, sinais de saúde, e outros métodos, no sentido de uma solução assente em tecnologias móveis, tais como um smartphone e wearables, que possa prever a condição décadas antes do diagnóstico clínico.
Ana Isabel Martins, é Investigadora em Tecnologias da Saúde para o Envelhecimento no Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) e no CINTESIS@RISE - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e Coordenadora da Comissão Científica da Neuroinova.
É doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde (2016), mestre em Gerontologia, com especialização em Gestão de Equipamentos Sociais (2011), e licenciada em Gerontologia (2009) pela Universidade de Aveiro.
Como investigadora, tem trabalhado em projetos nacionais e internacionais ligados à avaliação e desenvolvimento de tecnologia assistida para pessoas idosas, nomeadamente tecnologias para envelhecer em casa e dispositivos médicos na área da intervenção cognitiva.Conta com mais de 70 publicações entre capítulos de livro, revistas científicas e artigos em conferências internacionais.
João O. Malva nasceu em Coimbra em Janeiro de 1965. Licenciou-se em Biologia, é doutorado em Biologia Celular, e concluiu Agregação em Biomedicina, pela Universidade de Coimbra. Foi professor de Fisiologia na Universidade do Minho (1989-1999).
É Investigador Coordenador e Diretor do Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coordena o consórcio Ageing@Coimbra, Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável. É coordenador (desde Maio de 2024) da rede temática “Vida saudável, envelhecimento e longevidade” da rede CRUSOE do noroeste da Península Ibérica (rede de Universidades e Politécnicos da macro-rregião RESOE).
Enquanto neurocientista e gestor de redes na área do envelhecimento, coordenou e coordena projetos europeus que incluem o Horizon 2020 Teaming para o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), o ERA Chair na Universidade de Coimbra (ERA@UC), a escola europeia de doutoramento em envelhecimento (EIT Health Ageing PhD School), o projeto Horizon Europe Excellence Hubs CHAngeing, entre outros.
João Malva foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011), publicou cerca de 180 artigos, acumulando mais de 6200 citações e fator H47.É editor de "Interaction Between Neurons and Glia in Aging and Disease - Springer, 2007" e "Ageing: from fundamental biology to societal impact - Elsevier, 2022". É consultor científico da Fundação La Caixa para o Programa Seniores e para o Programa Sempre Acompanhados.
Gestora de projetos e investigadora na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia com o projeto "Prescrição Social em Lisboa: Avaliação do impacto e da implementação em Unidades de Saúde Familiar".
Membro Fundador da rede Prescrição Social Portugal.
Pós-doutoramento na Universidade de São Paulo (Brasil) em psicogerontologia.
Doutorado Internacional em “Sociedade do Conhecimento/Ciências da Educação” pela Universidade de Salamanca (Espanha) com estâncias no Brasil, China e Finlândia, em 2020.
Mestre em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE.
Licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade de Vigo (Espanha).
Conselheiro do Conselho Económico de Estado Português para o Envelhecimento.
Presidente da RIPE50+ (Rede Mundial de Projectos Educativos para maiores de 50 anos).
Presidente-fundador da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) desde 2005.
Coordenador de 16 projectos europeus (Tempus, Erasmus+, Grundtvig) desde 2012.
Coordenador do projecto Walking Football Portugal desde 2018 e coordenador da pós-graduação em “Desporto Sénior” no ISCIA/Aveiro em 2023.
Professor-adjunto no ensino superior desde 2007.
Docente com o título de “Especialista em Gerontologia”, passado pelo Instituto Politécnico de Bragança.
Autor dos livros “Gerontology and Social Education”, “Animação de idosos”, “Educação Sénior em Portugal”, “Ideias para um envelhecimento ativo” e “Economia Social e envelhecimento”
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (CP 3315N)
Membro do Comité European Specialist Dietetic Network for Older Adults - EFAD European Federation of the Associations of Dietitians
Assistente Convidada na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra
Medical Nutrition Specialist na Nestlé Health ScienceCoordenadora do Serviço de Nutrição e Alimentação da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, entre 2016 e 2020
Licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (2016)
Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2018)
Doutoranda na mesma faculdade, no Programa Doutoral do Centro Académico Médico de Lisboa, Especialidade de Nutrição
Maria João Rosa é jornalista e pivot da TVI desde 2003 e da CNN Portugal desde 2021. Especializou-se na área do cinema e durante 10 anos, entre 2009 e 2019, apresentou e produziu o Cinebox, magazine de cinema da TVI24, ao lado de Vítor Moura.
Fez regularmente a cobertura dos maiores festivais de cinema do mundo e da cerimónia dos Óscares, que durante mais de 15 anos foi transmitida em exclusivo pela TVI em Portugal.
Em 2019 e 2020 tornou-se numa das pivots dos jornais da TVI24 e foi apresentadora do magazine de lifestyle , New in Town, uma colaboração com a revista digital NiT.
Foi também uma das pivots de informação do Diário da Manhã e do Esta Manhã, na TVI. Desde 2023 que tem feito regularmente grandes reportagens para o segmento Repórter TVI do Jornal Nacional e também para o segmento de jornalismo de investigação Exclusivo.
É filha única e cuidadora de uma mãe com Alzheimer há mais de 12 anos, experiência da qual tem dado o seu testemunho nas redes sociais e na comunicação social.
Mário Lino Barata Raposo, Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior.
Cátedra na área de Gestão, pela Universidade da Beira Interior, em 17 junho de 2003.
Em 20 de junho de 2002, Agregação na área de Gestão - Marketing, também pela Universidade da Beira Interior.
Em 13 de dezembro de 1994 concluiu o Doutoramento em Gestão pela mesma Universidade.
Em 1990 fez um curso de Pós Graduação European Doctoral Programme in Entrepreneurship and Small Business Management, na Universidade Autónoma de Barcelona, ESPANHA.
Em 1988 realizou as Provas de Aptidão Cientifica e Capacidade Pedagógica, com a classificação de Muito Bom.
Em 1984 e 1985, efetuou os Cursos de Pós Graduação em Management of Human Resources: MGT 816, em Accounting Information Systems: ACC 803 da Universidade de Clemson, Estados Unidos do América.
É Licenciado em Gestão pelo Instituto Universitário da Beira Interior desde 1982 e Bacharel em Contabilidade e Administração pelo mesmo Instituto desde 1980.
A sua atividade profissional desenvolve-se desde 1983 na UBI.
Atualmente é Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior, desde setembro de 2013, Investigador na Unidade de Investigação NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais).
A Monserrat Conde (PhD, MSc, PgDip) desenvolve a sua atividade científica no âmbito da produção de sínteses de evidência e produtos de evidência destinados a informar o estabelecimento de políticas e processos de tomada de decisão, em temas de saúde pública e longevidade.
Para além de ser investigadora na Universidade de Oxford (Reino Unido), integra a equipa de lideranca do recente grupo temático em envelhecimento global da Cochrane.
E também membro do WHO Consortium on Evidence and Metrics for Healthy Ageing e da WHO life course network , onde tem desenvolvido trabalho de consultoria técnico-científica e co-liderado um programa de trabalho no âmbito da Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021-2030).
Conta ainda com uma larga experiência a nível da prestação de cuidados de saúde a pessoas idosas, e na dinamização de projectos de acção comunitários.
Diretor do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo
Coordenador do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável
Long Term Care Portuguese Representant at the European Commission
Bureau Member of Standing Working Group of Ageing at UNECE
Coordinator of the Task Force on Ageing Monitoring at UNECE.
Doutoramento em Bioética, pela Universidade de Católica Portuguesa em 2024.
Título de Especialista em Gestão ao abrigo do Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto, na área de Ciências Empresariais – Gestão de Empresas, pelo Instituto Politécnico de Viseu em 2020.
PADIS – Programa Alta Direção Instituições de Saúde – AESE em 2018.
Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde pela Universidade de Católica Portuguesa em 11/2017.
Mestrado em Gestão, pela Universidade de Católica Portuguesa em 2017.
Pós-Graduação em Gestão pela Universidade de Católica Portuguesa em 2003.
Pós-Graduação em Auditoria pela Universidade Lusíada do Porto em 07/2001.
Licenciado em Gestão e Desenvolvimento Social pela Universidade de Católica Portuguesa em 25/09/2000.
Docente Convidado do Curso Gestão da Cadeira de Gestão de Recursos Humanos do 4.º Ano de Gestão da Universidade de Católica Portuguesa (2000/2001).
Membro de vários júris do concurso de Especialista em Gestão ao abrigo do Decreto-Lei 206/2009, de 31 de agosto.
Exerceu a sua atividade como administrador na sociedade Quinta Agrícola do Romarigo Lda, 1997/2000, Frisomat S.A, 2000/2001, Instituto Apoio ao Financiamento do Turismo de Portugal - IFT, 2001/2003.
Administrador-delegado no Hospital Distrital de Lamego 2003/2006 e desde essa altura até 30/08/2022, na Câmara Municipal de Lamego como. o Coordenador da Conceção e implementação do projeto Cardex Unidose na farmácia do Hospitalar Distrital de Lamego. o Coordenador da Conceção e implementação do projeto Fisioterapia Física e Reabilitação no Hospitalar Distrital de Lamego.
Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, nascido a 05 de Junho de 1972, é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e Master em “Estudios Europeos y Derechos Humanos” pela Universidade de Salamanca, com a especialização de Desenvolvimento Regional e Local.
Prosseguiu carreira profissional como consultor especialista em desenvolvimento regional e local, tendo coordenado diversos projectos de desenvolvimento integrado no âmbito de programas como o PROVERE, PRODER, INTEGRAR, POEDS, RURIS, AIBT, entre outros.
Desempenha, actualmente, o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Fundão tendo anteriormente exercido o cargo de Vice-Presidente e Vereador de pelouros como o desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, inovação, turismo, desporto, cultura ou acção social.
É Presidente da Rede Aldeias do Xisto e Presidente da Assembleia-Geral da Rede Aldeias Históricas de Portugal, das quais é fundador.
Frequentou a licenciatura de Gestão da Universidade dos Açores, que acabaria por abandonar para se dedicar a abrir empresas. Foram 4 empresas de diferentes ramos, tendo a primeira sido fundada aos 18 anos.
Desde os 24 anos que é gerente da Doce Lar Apoio Domiciliário na ilha Terceira, nos Açores, e desde essa altura que todos os anos promove o Congresso que fundou CADA - Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores que conta já com 7 edições consecutivas.
Publicou o livro Sou Cuidador e Agora?! destinado a cuidadores informais que conta com mais de 20 especialistas de diferentes áreas.
Utilizando essa experiência tem sido frequente a sua participação pelo país em palestras como, por exemplo: "Seni - Encontros e Desafios (Coimbra, 2023)", "Congresso Como Envelhecer nos Eixos 2 edição (Oliveira do Bairro, 2023)" ou "Ageing Congress 7° edição (Lisboa, 2024).
Sílvia Garcia é doutorada em Biotecnologia, com pós-graduação em gestão industrial e licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade Nova de Ciências e Tecnologia (FCTNOVA). Com mais de 15 anos de experiência na indústria, trabalhou principalmente na área da inovação tecnológica, nos sectores público e privado. Nos últimos anos, tem-se concentrado no desenvolvimento de ideias e na sua implementação através de projetos de I&D multidisciplinares (nacionais e internacionais) e estabelecimento de parceria estratégica com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) com o objetivo de promover novas áreas tecnológicas.
Liderou nos últimos anos o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento (INCMLAB) da Casa da Moeda e Imprensa Nacional, tendo contribuído ativamente para a sua criação e desenvolvimento, tendo sido também responsável pelo lançamento e criação do Prémio de inovação da empresa (Prémio IN3+).
Foi investigadora sénior no ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), onde também exerceu funções de técnica superior, na área da sustentabilidade industrial. Na Agência Portuguesa do Ambiente exerceu funções de técnica superior na área do licenciamento industrial, tendo também como missão o acompanhamento de políticas públicas junto da União Europeia, nomeadamente da área da responsabilidade ambiental. Iniciou a sua carreira como investigadora primeiro no IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), tendo passado pelo ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Bioquímica-António Xavier) e pela FCT-UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), onde se doutorou em 2006.
A título voluntário, foi coordenadora do grupo de missão de Inteligência Artificial da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), responsável por analisar, discutir, divulgar as tendências, e promover o debate do uso de Inteligência Artificial no setor público e privado, assim como desenvolver reflexão e pensamento estratégico de forma a desmistificar a Inteligência Artificial.
Sónia Dias é Diretora e Professora Catedrática da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Saúde Internacional.
Desenvolve a sua atividade científica na área da promoção da saúde, prevenção da doença e ciências socio-comportamentais, com enfoque em desigualdades em saúde, bem como na avaliação de intervenções e políticas em saúde.
Tem vasta experiência em projetos, nomeadamente financiados pela União Europeia.
Atua como consultora em várias organizações internacionais e painéis científicos.
É autora de mais de 150 artigos em revistas científicas indexadas e publicou vários capítulos de livros e livros.
Doutora em Gerontologia
Docente e Investigadora no ISCSP/ULISBOA
Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social
Coordenadora Científica do Curso de Formação especializada em Sustentabilidade e Responsabilidade Humana